DOCUMENTÁRIO: ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ – DE SÍLVIO TENDLER
1.0 - INTRODUÇÃO
Este trabalho se propõe a realizar a análise do documentário Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá, de Silvio Tendler, que aborda uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, sobre os efeitos negativos da Globalização no mundo, com a discussão dos temas Multiculturalismo (Hall) e Interculturalismo (Canclini).
O multiculturalismo, segundo Hall, refere-se às estratégias e políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerada pelas sociedades multiculturais. O multiculturalismo admite as diferenças, possui sociedades heterogêneas e políticas relativistas. O interculturalismo por sua vez, segundo Canclini, remete a confrontação e a mistura entre as sociedades, ao qual acontece quando grupos entram em relações e intercâmbios. O interculturalismo não só admite as diferenças como também convivem em relações de negociação, conflito, empréstimos, confronto e misturas.
2.0 – ANÁLISE DO VÍDEO
A globalização trouxe intensas mudanças para o mundo e consequentemente para as sociedades. Segundo Hall, a globalização não é algo novo. A exploração, a conquista e a colonização européia foram as primeiras formas de um mesmo processo histórico secular (Hall). Segundo Milton Santos, a primeira globalização se caracterizou pela ocupação territorial e a segunda começa no século XX, marcada pela fragmentação dos territórios e quando começa as rebeliões contra a “globalização da perversidade”.
As pessoas de culturas diversas unem-se em todo o mundo contra uma política esmagadora que oprime e massacra a classe minoritária. Canclini ressalta que a idéia de multiculturalismo, que prosperam nas últimas décadas do século XX, admite as “diferenças” de culturas, as diferenças e apresentam políticas relativas de respeito que às vezes reforçam a marginalização.