INTRODUÇÃO A NATAÇÃO
Podemos afirmar que desde a Pré-História a utilização do meio líquido se fazia necessária para a sobrevivência do indivíduo. Eles utilizam da movimentação dentro da água, para a busca de alimentos. Quando se viam em condições de perigo, realizavam o deslocamento dentro da água como fuga. Os fenícios também utilizavam do meio aquático como estratégia de guerra, para as conquistas territoriais. Na Grécia e Roma antiga, o nado servia como forma de treinamento dos soldados. Para o filósofo grego Platão, em seu conceito, os que não sabiam nadar, não podiam ser considerados educados.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
Tanto a natação quanto a hidroginástica auxiliam muito na melhora da saúde e qualidade de vida do indivíduo, seja no aspecto físico, motor, cognitivo, social e afetivo.
Podemos citar que no aspecto físico, auxilia e desenvolve a flexibilidade, resistência muscular, o equilíbrio, a força e a coordenação.
No aspecto motor, facilita o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras, como caminhar, correr, saltar, arremessar, apanhar, deslizar, girar, balançar, elevar-se, inclinar-se, alongar-se.
No aspecto cognitivo, podemos citar a ativação da análise e entendimento, desenvolve a memória e o intelecto.
No aspecto social, podemos citar uma melhora na interação e contato com outras pessoas.
No aspecto afetivo, podemos citar uma melhora no relacionamento com outras pessoas, aumentando os laços de amizade. Além disso promove um equilíbrio emocional, aumentando a autoconfiança.
3) Por que é importante dividir o aprendizado da