Introdução a natação
O nado crawl se desenvolveu como o mais rápido dos estilos competitivos. A federação internacional de Natation Amateur (fina), não menciona o crawl pelo nome em seu livro de regras, mas menciona o estilo livre. Entretanto, nos eventos contemporâneos de estilo livre, os executantes são nadadores de crawl.
TÉCNICA
Para se obter uma visão perfeita da posição do corpo do nadador durante a execução do seu estilo, o mesmo deve ser visto de lado, do alto, de frente e por trás. Deve-se lembrar que a posição de um nadador também esta relacionada, com as características físicas individuais do mesmo.
O nadador crawl, quando observado de lado, deve ser visto numa atitude plana e horizontal, com os ombros, costas e pernas não além de alguns centímetros abaixo da superfície. Qualquer alteração desta posição horizontal aumentará a área de atrito criada pelos movimentos. A área de atrito ocorre pelo afundamento das pernas com resultado da elevação da cabeça, ou batimentos insuficientes para elevá-las á superfície. Se o nadador não tiver uma boa flutuabilidade, contribuirá para o abaixamento das pernas.
Quando se considerar velocidade em um nado, o estilo com a cabeça levantada e ombros elevados deve ser evitado. A água deve estar na linha natural do cabelo do nadador, pois a elevação da cabeça aumenta as forças de resistência.
Enquanto o nadador se movimenta, a observação feita por trás mostra seus calcanhares devem estar exatamente na superfície sem passá-la, seu quadril deve rolar um pouco menos que seus ombros.
O rolamento do quadril depende das pernas. Sempre que o nadador estiver de frente deve estar, com o eixo longitudinal alinhado na direção geral do movimento. Caso isso não aconteça, poderá haver técnica incorreta de respiração ou erro no movimento de braços.
AÇÃO DAS PERNAS
O movimento das pernas é uma ação alternada continua, ela mantém o corpo na posição horizontal, criando propulsão e equilibrando o nado através da reação á ação