Natação
Índice
Conteúdo Introdução 3 Afinal, o que é Natação? 4 Como surgiu a natação? 5 Natação Pura Desportiva 7 Polo-aquático 7 Saltos para a água 8 Natação Sincronizada 8 Fundamentos técnicos: 9 Na técnica de Crawl devemos: 9 Na técnica de costas, devemos: 9 Na técnica de bruços, devemos: 9 Conclusão: 11
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre um desporto muito conhecido, cujo seu nome é Natação, no âmbito da disciplina de Educação Física. Ao longo do trabalho irei referir alguns modos de nadar, tais como, crawl, bruços, costas, entre outros.
Afinal, o que é Natação?
Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efectuados no meio líquido (habitualmente água), geralmente sem ajuda artificial. É considerada um dos melhores exercícios físicos existentes por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, logo beneficia-nos a nível de saúde.
Como surgiu a natação? As origens da natação remontam para lá de 6000 anos antes da civilização Egípcia. Os Egípcios nadavam nas águas dos rios e a arte de nadar era importante na educação pública. Na Grécia Antiga, quem não soubesse escrever e nadar era considerado analfabeto. Mais tarde, François Rabelais (1494-1553), filosofo, médico e escritor francês, recomendava a prática da natação para as crianças, na sua obra Gargântua. No século XVIII, a natação é regulamentada por Luís XVI (1754-1793), rei de França, e sofre um enorme desenvolvimento, sendo rápida a sua divulgação por toda a Europa. Apesar de podermos situar o nascimento da natação em Inglaterra, por volta de 1837, foi em Sydney, na Austrália, que se organizou um dos primeiros campeonatos da natação moderna. Em 1869, é fundada em Inglaterra a Amateur Swimming Association. Entre 1850 a 1900, os nadados de competição evoluíram do estilo bruços para crawl. O estilo de costas seguiu a mesma evolução.