Nataçao
Natação sincronizada
Curso Profissional Técnico Restaurante e Bar
Trabalho Realizado por:
Ricardo Ribeiro,nº15
Prof.E.Fisica:
Índice:
Introdução
Natação sincronizada
Posições – Natação Sincronizada
Introdução
A Natação Sincronizada, quando devidamente enquadrada, poderá ser considerada uma das actividades aquáticas mais interessantes e passíveis de prática no meio aquático, dada a possibilidade de execução de novos e atraentes movimentos na água. Adequada a todas as pessoas de qualquer idade, género, composição corporal e nível de aptidão física, promove não só o trabalho individual técnico como também de equipa, no que concerne aos movimentos ou habilidades motoras sincronizadas.
Natação sincronizada
A natação sincronizada é um exporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.
A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excecional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água. Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um exporte executado quase exclusivamente por mulheres, embora haja alguma participação de homens.
Posições - Natação Sincronizada
Dentro da natação sincronizada há mais de 20 posições básicas diferentes, que se vão combinando para realizar as figuras livres e técnicas. As mais destacadas?
Ventral: estendida com a cara para a água.
Grua: subindo a parte das coxas.
Rotação simples: as duas pernas fora da água e o resto dentro.
Rotação completa: com uma das pernas fora de água. A mais difícil!
Encarpada: com as pernas estendidas à superfície e o tronco a 90º.
Standard ou