O histórico do processo de ensino e aprendizagem - natação
Curso Educação Física
O histórico do processo de ensino e aprendizagem - natação
Thiago Rodrigues nº 68
Ludmila Half nº
Rafael Laureano Filadélfio n167
Turma D
Natação
Alberto Bernardo Klar
Allan Torres
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3 2. HISTÓRICO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO 4 3. O APRENDIZADO POR PARTE DE BEBÊS E CRIANÇAS 7 4. BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO 8 5. CONCLUSÃO 9 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Para os estudiosos, é difícil datar o surgimento da natação, alguns acreditam que tenha relação com a origem da humanidade. De acordo com algumas leituras, podemos dizer que antigamente o ato de nadar tinha uma relação muito grande com a questão da sobrevivência e subsistência. Muitos animais utilizavam a água para fugir de suas prezas, o homem utilizava o nado para alimentar-se através da pesca.
Outros fatores, como as moradias próximas aos lagos chamado de Lacustres, que incentivavam a caça e pesca, bem como criação de pequenas embarcações, levaram o ser humano a se adaptar e conhecer melhor a água, despertando assim a curiosidade e o instinto de sobrevivência para utilizá-la a seu favor.
De acordo com LIMA e KLAIR (2005) nadar é deslocar-se na e sob a água sem qualquer auxílio que o da força e da habilidade do próprio individuo.
2. HISTÓRICO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
Conforme mencionado anteriormente, não sabemos ao certo quando a natação foi implantada na sociedade, mas sabe-se que o 1º livro publicado de natação ocorreu no ano de 1538 pelo professor Nikolaus Wynmann como o nome de “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar”. Wynmann destacava que o homem não dominava naturalmente a “arte de nadar” e, portanto, necessitava de um mestre que o orientasse, devido aos perigos do afogamento. Partia do pressuposto de que o homem só seria capaz de se manter na superfície, caso realizasse movimentos