Trabalho Fichamento 1
Professor: José Edmilson
Alunas: Andryele Andrade e Eliezane Morais.
Matrícula: 12103245
Turma: Ed. Física Noite
FICHAMENTO: METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Rio de Janeiro
Abril de 2014
Item
Conteúdo
Observações
1. Tipo da obra
Livro
1.1 Ano da publicação
1992
1.2 Editora
Cortez
1.2.1 Edição
1.2.2 Páginas
119
1.3 Título
Metodologia do ensino de Educação Física .
1.4 Autores
Coletivo de Autores
1.5 Resumo
Neste livro a Educação Física Escolar configura-se pela apreensão das distintas manifestações da Cultura Corporal tais como o Jogo, a Dança, A Ginástica, o Esporte, entre outros. Apresenta os fundamentos que buscam identificar a Educação Física na Escola, visando construir parâmetros necessários a uma nova síntese.
Metodologia do ensino de Educação Física/Coletivo e Autores – São Paulo: Cortez, 1992 _ (Coleção magistério. 2° grau. Série formação do professor.
1.Capítulo
Introdução
A) Contribuição de François Rabelais (1483-1553)
O plano educacional elaborado para Gargântua foi um marco histórico no séc XVI, neste plano incluí a numerosas práticas desportivas para que todos se beneficiasse e para que as atividades fossem convenientemente exercitadas. O autor Herbert constituiu o seu método natural que constituem ao grupo dos chamados “hebertistas” já Dr.Berllin du Corteau teve a honra de realizar a primeira sistematização que ganhou o nome de “Método Desportivo.” Tendo como subtítulo “Ginastica e Desporto.”
Umas das contribuições de François Rabelais foi a equitação, que era indispensável ás condições de vida na época, teve a natação, a luta ,o atletismo (corridas e saltos de arremessos ) e o desporto coletivo(a bola trígona) e nem sequer o halterofilismo foi esquecido.
A educação física Desportiva Generalizada procurava evitar as repercussões eventualmente prejudiciais de um desporto, era recomendado que os adolescente seja iniciado desde