Trabalho Abdala Fichamento 1
AUTOR: Leila Paiva.
A autora aborda, o processo histórico sobre a violência sexual no Brasil e assim, analisa vários conceitos em relação a mesma.
“Considerando-se o período desde a instituição do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, no ano 2000, até os dias atuais, o país assinala uma década de avanços importantes na área do reconhecimento e do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O Plano Nacional serviu como referência para organizações não-governamentais, especialmente no âmbito da mobilização e do monitoramento de políticas públicas e para sua formulação por parte das três esferas governamentais.” (pag.1)
“Segundo Faleiros (2000), a literatura sobre o tema assinala uma preocupação em dividir (classificar) a violência em três modalidades: física, psicológica e sexual. A isso se acrescem referências à violência estrutural e à violência institucional. Trata-se de uma tentativa de se compreender o fenômeno em suas diferentes manifestações. Porém, quando da análise de situações concretas de violência, verifica-se que as suas variadas formas não são tão excludentes como uma classificação levaria a crer (...). Por exemplo, a violência física é uma violência psicológica que pode ser também institucional e estrutural; a violência sexual é também violência física e psicológica.” (pag.2)
“ Violência Física – Uso da força física de forma intencional, não-acidental, por um agente agressor adulto (ou mais velho que a criança ou o adolescente). Geralmente, esses agentes são os próprios pais ou responsáveis, que muitas vezes machucam a criança ou adolescente sem a intenção de fazê-lo. A violência física pode deixar marcas evidentes e, em casos extremos, até causar a morte (Fonte: Guia Escolar, 2004).
Violência Psicológica – Conjunto de atitudes, palavras e ações para envergonhar, censurar e pressionar a criança de modo permanente. Ela ocorre quando xingamos, rejeitamos,