Historico do processo ensino e aprendizagem da natação
Pode-se deduzir que são muitos os fatores que influenciam a qualidade de vida de um indivíduo, incluindo-se aspectos mais objetivos (condição de saúde, salário, moradia) e aspectos mais subjetivos (humor, auto-estima, auto-imagem). Entretanto, independente do enfoque – global (qualidade de vida) ou específico (qualidade de vida relacionada à saúde) os fatores sócio-ambientais e, mais especificamente, o contexto onde se estabelecem as relações e as vivências de trabalho, parecem ter impacto significativo na QV. Basta lembrar que a maioria dos adultos (no Brasil, infelizmente também as crianças e adolescentes) destinam grande parte de suas vidas ao trabalho (KERR, GRIFFITHS & COX, 1996)
Ergonomia é definida como estudo da adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e as condições do seu trabalho (MARINÉ, 1998). Os estudos ergonômicos, tendem a focalizar sobre os distúrbios de saúde associados ao trabalho, visando não só o aumento da produção, mas, sobretudo, a qualidade de vida do trabalhador.
No que concerne a saúde do trabalhador, o comportamento demonstrado tanto dentro como fora do ambiente de trabalho é o que reflete as condições físicas e psíquicas