Hormônios tireoidianos
Funcionamento da glândula para síntese dos hormônios: 1. A hipófise, no cérebro, envia o hormônio tiroestimulante (TSH) para incentivar a tiróide a sintetizar os hormônios T3 e T4. 2. O iodo obtido nas refeições é captado pelas células tireoidianas. Ele sofre oxidação e se associa à tireoglobulina (proteína produzida apenas na própria glândula). Isso resulta nos hormônios T3 e T4. 3. Parte de sua produção é estocada ali mesmo e o restante é distribuído pelo sangue para os mais diversos órgãos.
Local de ação:
Uma vez que a maioria das células corporais possuem receptores para os hormônios da tireóide, T3 e T4 exercem seus efeitos sobre todo o corpo.
Degradação:
A degradação de T3 e T4 ocorre no fígado, os hormônios são conjugados com ácido glucorônico e sulfúrico e são excretados na bile. T4 é lentamente eliminado, tem meia vida de 6 a 7 dias, e T3 tem meia vida de 1 dia.
Função dos hormônios: Aumentam a taxa metabólica basal, isto é, a taxa de consumo de oxigênio em repouso, depois de um jejum na noite anterior. A taxa metabólica basal aumenta devido a síntese e uso aumentados de ATP. Têm papel importante na manutenção da temperatura normal do corpo. Estimulam a síntese de proteínas e aumentam o uso da glicose e ácidos graxos para a produção de ATP Taxa normal dos hormônios: T4 total =5-12u.g/dL T4 livre = 0,9-2ng/dL T3 total = 70-190ng/dL; T3 livre = 0,2-0,52ng/dL Apesar de corresponder a uma