Plano de ação preconceito e discriminação
CENTRO DE ESTUDOS AVANCADOS EM PÓS-GRADUACÃO
E PESQUISAS
ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FRANCIELLI VIEIRA PINHEIRO
LINHARES-ES
2010
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACÃO E CULTURA ULISSES BOYD
CENTRO DE ESTUDOS AVANCADOS EM PÓS-GRADUACÃO
E PESQUISAS
ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FRANCIELLI VIEIRA PINHEIRO
Pasta de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de pós-graduação Lato-Sensu da Faculdade de Educação de Vitória “ULISSES BOYD”-, como requisito final para a obtenção do título de especialista no curso de Alfabetização.
LINHARES-ES
2010
“Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincula com o meu contexto” (Paulo Freire)
SUMÁRIO 1. Apresentação 05 2. Caracterização da Instituição 06 2.1. Aspectos Físicos 10 2.2. Aspectos Didáticos pedagógicos 10 2.3. Pro político pedagógico 10 3. Descrição das Atividades desenvolvidas no estágio 12 3.1. Planejamento 12 3.2. Propostas de atividades 14 3.3. Período de observação 14 3.4. Período de co-participação 15 4. Aspectos teóricos metodológicos 16 5. Avaliação do estágio 17 6. Conclusão e recomendação 18 7. Referências 19 8. Anexo 20
1. APRESENTACÃO
O relatório consiste em documento onde se pretende apresentar as vivências do estágio. A realidade do estágio visa, em primeiro lugar, proporcionar ao aluno, uma experiência semelhante à da vida proporcional futura.
Propõe-se assim facilitar a transição para o mundo do trabalho, distinto do mundo acadêmico e do sistema educativo, bem como dotar os alunos de uma mais-valia em termos curriculares, de experiência e de competências, susceptíveis de facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.
O estágio permitiu não apenas aplicar conhecimentos e