PLANO DE AÇÃO Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
2012
Lajeado
2012
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. justificativa 6
1. INTRODUÇÃO
Para minimizar o preconceito e a discriminação em sala de aula e no cotidiano da criança é necessário a utilização de maneiras diferenciadas para que elas consigam aprender com as diferenças,consigam entender algo que não é de sua cultura ou meio social. Visualizar simplesmente as diferenças não é o suficiente, a criança necessita explorar novas culturas para entendê - las melhor, diminuindo assim o preconceito.
2. justificativa
Deve – se trabalhar as questões étnicas raciais, para obtermos resultados positivos contra o preconceito e a discriminação. Devemos mostrar o lado positivo da historia negra para que elas possam entender mais essas diferenças. As crianças devem possuir a consciência que as diferenças existem, mas devemos respeitar a todos da mesma maneira.
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
Diminuir o preconceito e a discriminação na sala de aula e no cotidiano das crianças, concretizando a ideia que todos somos diferentes na aparência e na cultura, mas fazemos parte de uma só raça, somos todos seres humanos e por isso devemos nos respeitar com igualdade .
3.2 ESPECÍFICOS * Promover discussão sobre os valores humanos, da beleza negra e da diversidade. * Levar a criança a perceber que muitas de suas características físicas, como cor de cabelo, olhos, cor da pele... São herdadas pelos seus familiares. * Estimular o respeito pelas diferenças.
4. DESENVOLVIMENTO A criança não nasce com o preconceito e discriminação formados, eles são frutos da cultura e do circulo social em que a criança se encontra. Yvone costa de Souza,(2005,p.13)faz a seguinte correlação: