DIGA NÃO AO PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal objetivo a conscientização de alunos de uma determinada escola, o qual será desenvolvido um plano de ação para que se possa minimizar a discriminação e o preconceito no espaço escolar, com um enfoque maior no preconceito racial e no bullying que está trazendo grandes problemas nas escolas.
È muito comum confundirmos discriminação e preconceito, mas preconceito é a idéia e discriminação é a idéia colocada em prática, então podemos deduzir que preconceito pode permanecer só no aspecto interno,pode não se materializar nas ações.Já a partir do momento em que insultamos verbalmente ou fisicamente uma pessoa a estamos discriminando.
Também será abordado com mais ênfase, principalmente no ambiente escolar o racismo que é a maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se considerem superiores a outras, e o bullying que gera situações de violência físicas e morais no qual o autor das agressões possui um único desejo se destacar perante a turma.
Dessa forma, neste trabalho constarão elementos que irão ajudar a minimizar o preconceito e a discriminação, com atividades que demonstrem respeito ao próximo.
2 DESENVOLVIMENTO
Com base no Art. 5° da Constituição da Republica Federativa do Brasil, a lei maior que rege todas as outras leis “Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, e hoje temos vários tipos de preconceito, o racial, social, sexual, de religião, em relação aos deficientes além de muitos outros e a escola assim como os professores, a parte administrativa e diretiva e demais funcionários, os pais e a comunidade local, devem estar preparados para lidar com este assunto.
Dessa forma será realizado o plano de ação:” Diga não ao preconceito e a discriminação”.E sendo a escola um ambiente social interativo,necessita de atitudes que