diversidade
BANDEIRANTES
2013
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade e Diversidade no contexto educacional;Processo Educativo no contexto histórico-filosófico;Comunicação e Linguagem;Seminário I.
Profs.Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete; Márcia Bastos; Lilian Salete A.M. Lima.
BANDEIRANTES
2013
CARTILHA “CADA UM TEM SEU JEITO: DIGA NÃO AO PRECONCEITO!”
1 INTRODUÇÃO
Como preconceito racial tem se expandido, e o Brasil é conhecido por ter diversas culturas, que se deu pela mistura de várias raças, é campeão de desigualdade e discriminação.
Não podemos negar que este mundo se baseia num modelo de sujeito: masculino, branco, heterossexual. Este padrão origina em nosso cotidiano inúmeros preconceitos. Nossas atitudes tendem a seguir o mesmo padrão, passamos a manifestar nossos preconceitos de diversas formas ou, ainda, supondo que somos superiores porque pertencemos a um determinado grupo social, favorecida pela cor/etnia, saudáveis de acordo com a orientação sexual.
Esses princípios não contemplam a singularidade de cada ser humano, a diversidade que habita o mundo. Na escola, estas discriminações são ainda mais latentes, já há um grande número de crianças que trazem de suas casas e famílias pré-conceitos, frutos de concepções dos papéis masculinos e femininos, possibilitando visibilidade dos conflitos e discriminações.
O objetivo dessa cartilha é trabalhar de forma lúdica o preconceito possibilitando o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo. Valorizar a cor da pele de cada um, levando-os a perceber que a cor da pele tem a ver com a família de