ssss
O QUE É PRECONCEITO?
Os pesquisadores acham difícil definir o que é preconceito. Alguns dizem que é “uma atitude ou sentimento negativo em relação a alguém só porque essa pessoa pertence a determinado grupo”. Outros dizem que essa atitude se baseia na “falta de informação”, o que leva as pessoas a “prejulgar os membros de um grupo”. Seja qual for o caso, o preconceito pode se manifestar contra a pessoa por causa de raça, peso, sexo, idioma, religião ou praticamente qualquer coisa que as pessoas encarem como diferente.
UMA QUESTÃO PESSOAL
Muitas vezes é difícil perceber se temos algum tipo de preconceito. A Bíblia explica o motivo: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa.” (Jeremias 17:9, Nova Versão Internacional) Assim, é fácil nos enganar achando que não somos preconceituosos ou que temos motivos válidos para ter um conceito ruim sobre pessoas de determinados grupos.
Como você sentiria ao se deparar com uma cena assim?
Para ilustrar como é difícil perceber se somos influenciados por algum preconceito, imagine a seguinte situação: Você está andando numa rua sozinho à noite. Dois homens que você nunca viu antes se aproximam. Eles são fortes, e um deles parece carregar algo na mão.
Você concluiria que esses homens representam uma ameaça? É claro que sua intuição talvez lhe diga para ser cauteloso numa situação como essa. Mas não há como determinar se esses homens são realmente perigosos só com base em sua intuição. Uma questão mais importante seria: de qual raça ou grupo étnico você imaginou que esses homens eram? Sua resposta pode revelar muito. Pode indicar até que ponto você foi afetado pelo preconceito.
Na verdade, se pensarmos bem, todos nós somos influenciados por algum tipo de preconceito. A própria Bíblia menciona uma forma de preconceito muito comum: julgar as pessoas pela aparência. (1 Samuel 16:7) Essa é uma