Plano de ação contra discriminação e preconceito
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 5 1. GERAL 5 2. ESPECÍFICOS 5
5 DESENVOLVIMENTO 6
6 CRONOGRAMA 7
7 CONCLUSÃO 8
8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias pedagógicas que podem servir como auxílio para os alunos entenderem a respeito da discriminação e do preconceito, para que assim as crianças aprendam que essas atitudes são erradas. Fica evidente que é necessário proporcionar momentos que trabalhemos os conceitos relacionados à diversidade cultural, o que não deve ser trabalhadas apenas em datas comemorativas.
2 justificativa
É preciso que as escolas tenham um Plano de Ação contra a discriminação e o preconceito para que os alunos possam se conscientizar. A intervenção pedagógica organizada para os alunos é fundamental para um debate proveitoso sobre questões relativas à discriminação e ao preconceito, para que assim esse mal possa acabar.
3 OBJETIVOS
• Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral; • Respeitar colegas e professores que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros.
3.1 GERAL
O desenvolvimento deste projeto visa levar aos alunos a conscientização a respeito de discriminação e preconceito, para que assim possam respeitar as pessoas pertencentes a outras etnias, classes sociais, dentre outros.
3.2 ESPECÍFICOS
• Discutir os conceitos de discriminação e preconceito, citando exemplos;
• Valorizar e respeitar a cultura de cada indivíduo, como formador da nossa cultura;
4 DESENVOLVIMENTO
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos.
Turma
3º ano.
Materiais