Torneamento
Torneamento
Histórico
O Princípio
Meio de fabricar coisas redondas Egípcios, assírios e romanos Fabricar? rodas partes de bombas de água Cadeiras Mesas utensílios domésticos
Histórico
O torno de vara
Nesse sistema de torno a peça a ser trabalhada era amarrada com uma corda presa numa vara sobre a cabeça do artesão e sua outra extremidade era amarrada a um pedal. O pedal quando pressionado puxava a corda fazendo a peça girar, a vara por sua vez fazia o retorno. Por ser fácil de montar esse tipo de torno permitia que os artesões se deslocassem facilmente para lugares onde houvesse a matéria prima necessária para eles trabalharem.
Histórico
Leonardo da Vinci
No final do século 15 da Vinci desenhou três máquinas em uma página. A primeira delas é com certeza um torno que já utilizava uma roda apesar de que somente para inércia, a segunda era uma serra, e a terceira era um sistema que usava um pedal para girar uma roda, que poderia ser anexado a diversos dispositivos.
Histórico
Torno de fuso
A necessidade por uma velocidade contínua de rotação fez com que fossem criados os Tornos de Fuso. Esses tornos necessitavam de duas pessoas para serem utilizados (mais, dependendo do tamanho do fuso), enquanto um servo girava a roda o artesão utilizava suas ferramentas para dar forma ao material. Esse torno permitia que objetos maiores e com materiais mais duros fossem trabalhado
Histórico
Histórico
Moudslay e Whitworth
Utilizava os princípio de teares e máquinas a vapor (James Watt) Primeiro torno a vapor
Histórico
Histórico
1906 – Conjunto de polias de diferentes diâmetros e acionamento por motor. 1925 – Torno paralelo. Caixa de engrenagens. 1960 – Torno automático. 1978 – Torno CNC.
Torneamento
Remoção de material da superfície de uma peça cilíndrica em rotação por meio de uma ferramenta monocortante;
A