Plano de ação e diversidade
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falarei sobre preconceitos raciais e a importância de combater a discriminação étnica racial. Assim valorizando mais os conhecimentos das culturas para que haja mais respeito entre os alunos
4
2 justificativa
Na escola, valores sociais e morais são sempre lembrados. Mas, também é nela que muitos preconceitos são lamentavelmente perpetuado. Por isso, devemos levar os alunos a refletir de forma crítica a valorização da cultura brasileira.
O Brasil é conhecido por ter diversas raças e em conseqüência disso é campeão em desigualdade e discriminação.
A escola não deve se eximir do processo de constituição da cidadania sem deixar de ver na diversidade um potencial de conversas, discursos e prática que promova a igualdade na educação.
Devemos romper com os preconceitos, pois, somos todos iguais, independente da classe social, cor ou credo.
Precisamos modificar o ensino-aprendizagem para termos um bom resultado, valorizando mais os conhecimentos das culturas, para que possa haver mudanças nos valores morais dos alunos, buscando a conscientização. Pois o preconceito muitas das vezes ocorre até mesmo dentro de casa ( família).
Com essa ação espero que a consciência de valorização do ser humano não ultrapasse as fronteiras da violência
5
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
O objetivo principal deste plano é envolver todos os funcionários, pais e alunos desta instituição escolar o tema Preconceito e Discriminação Racial. Através de palestras, teatro, música brincadeiras, poesias e cartazes, destacando a luta contra o preconceito. Todas as ações desenvolvidas visam contribuir para o combate ao preconceito racial e qual quer discriminação no ambiente escolar.
3.2 ESPECÍFICOS
Mobilizar os