A função da administração
Para alcançar qualquer objetivo é preciso estabelecer as bases necessárias que melhor direcione as ações do administrador. Nesse sentido, a organização é fundamental em qualquer trabalho, possibilitando uma boa estrutura para a realização das tarefas.
A palavra organização costuma fazer uma certa confusão uma vez que pode assumir vários significados, podendo ser uma entidade social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada; ou seja, qualquer empreendimento humano desenhado para alcançar resultados; sejam lucrativos ou não, como empresas, bancos, financeiras, hospitais, clubes, igrejas etc, todos estes empreendimentos são exemplos de organização.
A organização (empresa em geral), pode ser analisada tomando por base a divisão de trabalho que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades, é a chamada organização formal, que está definida no organograma, oficialmente formalizado. Já, os relacionamentos humanos que se formam a partir das relações de amizade (ou de antagonismo) e que não aparecem no organograma, constituem a organização informal da empresa.
O termo organização é também entendido como função administrativa e parte integrante do processo administrativo, ou seja, o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgão incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.
E é com base nesse ponto de vista, a organização como função administrativa, que nos colocamos no propósito de definir a organização como parte essencial no processo administrativo. Sendo assim, todas as partes na qual a organização está envolvida, que vai desde a estrutura empresarial na sua totalidade até o nível operacional onde estão incluídos cargos e tarefas, serão abordados de forma racional por este trabalho.
A primeira etapa inicia-se com o estudo da organização ao nível global. É o chamado desenho organizacional, que pode assumir três tipos: a