o conto do baile verde seminario de português
Professora:
Esp. Jacqueline
Enfermagem 1° Q manhã
Análise
Do
Conto:
Características dos Personagens
Tatisa - protagonista.
Lu - a empregada.
Raimundo - namorado de Lu.
O pai da protagonista.
A Protagonista luta consigo mesma. A dúvida entre cuidar do pai que agoniza ou ir divertir-se num baile de carnaval é mergulho no eu. Pode o pai moribundo impedi-la de viver? Pergunta que inquieta e atemoriza a jovem de verde.
Tempo Espaço
O tempo é cronológico, ou seja, segue a ordem em que ocorreu cada acontecimento. O narrador em 3ª pessoa é observador, e desempenha a função de direção e organização do texto, como se pode ver em “A mulher não respondeu. Ouvia com expressão deliciada a música de um bloco que passava já longínquo “. Além disso, ele conta a história de cima, pois ele descreve os fatos, mas não entra na história de forma significativa.
Enredo
Este conto apresenta uma discussão entre duas jovens que irão a um baile de carnaval, cuja fantasia seria “verde”, daí o nome do conto. Lu, a empregada, já está pronta, mas
Tatisa ainda tem de colar as lantejoulas na saia. Por isso, pede a ajuda da empregada, que passa o tempo todo dizendo que vai se atrasar e o namorado “vai ficar uma fera”.
O Conflito
Tudo acontece no quarto de Tatisa, que juntamente com sua empregada, Lu preparam-se para um Baile Verde de carnaval. Ambas estão apressadas, em especial Tatisa, preocupada em chegar atrasada ao encontro com seu namorado. Lu vai ajudando Tatisa a terminar sua fantasia.
É nessa situação que a empregada chama a atenção da jovem para a saúde de seu pai.
Disse que esteve lá (no quarto), e que o pai de Tatisa estava morrendo e que seria bom que ela fosse vê-lo. No decorrer da conversa, a garota deixa transparecer seu egoísmo em total indiferença ao pai. Transfere não só a culpa disso, mas também a responsabilidade para outrem (o médico e a própria empregada). Clímax