Logistica reversa
Aplicações da logística reversa na atual conjuntura sócio-econômica
Thuana Bruna Raimondi
Prof. Rodolpho Ribeiro da Silva Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração - Comércio Exterior (CEX 17) – Logística Integral
13/06/13.
RESUMO
A logística reversa se inicia no momento que determinada mercadoria é produzida, logo após vem o ato da compra que é feito pelo consumidor e o ciclo é reiniciado quando a mercadoria é devolvida com matéria prima para ser reinserida no mercado novamente. Os objetivos da logística reversa são: obter o retorno e/ou recuperação de produtos, reduzir o consumo de matérias primas, reciclar substituir e reutilizar materiais, troca de resíduos de diversas naturezas, fazer reparação e /ou refabricar produtos.O conceito de logística reversa é o remanejamento de materiais e resíduos para que esses produtos voltem para os canais de distribuição, onde aumentam às condições e sustentáveis, maior preservação ambiental e maior valor agregado ao produto.As empresas que desejam implantar a logística reversa possuem maiores lucros e longevidade devido à preocupação desde o ponto de origem até seu ponto final fazendo com que esse produto retorne a empresa e se converta em mais ganhos para ela, para a sociedade e para o meio ambiente.
Palavras-chave: Logística Reversa; Organização; Reaproveitamento; Competitividade.
1 INTRODUÇÃO
Milhares de resíduos são jogados no meio ambiente devido à demanda crescente por bens de consumo, que são desde pequenos produtos até os grandes produtos variando conforme o gosto, preferência e necessidade de cada pessoa. A logística reversa tem como função a recuperação desses produtos em locais seguros e de forma sustentável.
Antes de a logística reversa ser dominada com este nome, ela já existia na sociedade sem termo idéia dela, como por exemplo, o retorno de garrafas, então no final da década de 80 os estudos começaram a se aprofundar na