Doenças da tireóide
É uma doença causada pela disfunção da tireoide ou da hipófase.
A hipófase libera um hormônio chamado TSH que regulam os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide, que são mais conhecidos como T3 e T4. Quando há uma desregulação seja da tireoide ou da hipófase si dão essas patologias.
O hipertireoidismo si dá quando os níveis de algum hormônio estão elevadas, seja ela do TSH ou da T3 ou T4.
Como é a hipófase que regula o SNC ela comanda a tireoide a produzir a quantidade necessária de hormônios. Mais quando a tireoide começa a agir por si própria os níveis elevados de T4 aumentam, com essa elevação a hipófase diminui o TSH circulante, mais mesmo assim a T4 não irá diminuir, pois é a tireoide que está no comando. O hipertireoidismo si dá também quando a hipófase produz TSH elevados, aumentando assim também os níveis de T3 e T4.
Já o hipotireoidismo si dá pela diminuição desses hormônios. Quando a hipófase produz pouco TSH, normalmente a tireoide também irá produzir pouco T3 e T4. Outro caso seria quando a tireoide tem um problema e começa a produzir pouco T4. Assim a hipófase percebe essa deficiência e aumenta os níveis de TSH no organismo, mais mesmo assim a produção da T4 ainda continuará baixa.
Os sintomas da hipertireoidismo seriam insônia, taquicardia, tremores nas mãos, diarreia, retração nas pálpebras, bócio, etc. E da hipotireoidismo é a fraqueza, cansaço fácil, aumento do bócio também, pele seca, dor nas articulações, hipertensão quando não tratada e coma também quando não tratada.
O bócio si dá tanto quanto no hiper como no hipo. Percebe-se fácil, pois há um aumento da glândula tireoide. Seu sintoma seria um aumento no popular “pomo de Adão”.
O tratamento do hipertireoidismo si dá através da radiação, uso de drogas (fármacos) e também através de cirurgias. O tratamento é avaliado a partir da condição física, mental, etc, de cada pessoa.
Já o tratamento do hipotireoidismo é através da ingestão de fármaco,