doenças autoimunes da tireoide
TALITA REOLON NOSWITZ
DOENÇAS AUTOIMUNES DA TIREÓIDE
CAXIAS DO SUL
2012
Introdução
Nosso sistema imunológico tem a função de proteger-nos de danos causados por invasores microbianos. Porém, algumas vezes esse sistema age contra si mesmo ao invés de reconhecer e destruir vírus, bactérias e outros patógenos, produzindo anticorpos contra as células e tecidos saudáveis.
As doenças autoimunes são divididas em duas categorias - aqueles que atacam um órgão específico, como a tireoidite de Hashimoto e aqueles que atacam muitos órgãos, como o Lúpus.
Não se sabe ao certo por que essas doenças ocorrem, ou por que eles ocorrem em uma taxa mais elevada em mulheres. Fatores ambientais também afetam as doenças autoimunes. Na grande maioria dos casos, as doenças da tireóide se desenvolvem em um processo lento e silencioso, porque os sinais e os sintomas são frequentemente desconhecidos pelo paciente, assim, são facilmente confundidas com outras patologias como, por exemplo, hiperlipidemia, irregularidades menstruais, menopausa ou depressão. Este fato requer uma cuidadosa avaliação médica, para o diagnóstico adequado da doenças da tireóide. As doenças da tireóide são consideradas de origem autoimune, devido ao modo como elas se manifestam no organismo do paciente.
Tireóide
A tireóide é uma glândula que mede aproximadamente 5 cm de diâmetro localizada no pescoço, sob a pele, abaixo do pomo de Adão. Os dois lobos (metades) da tireóide estão conectadas em sua parte central (istmo), dando à glândula o aspecto da letra “H”. A secreção dos hormônios tireoideanos é regulada pela hipófise, situada no hipotálamo, onde é produzudo o neuro-hormônio chamado Hormônio de Liberação de Tireotropina(TRH), e este age na hipófise estimulando a produção de outro hormônio, o Hormônio Estimulador da Tireóide (TSH).
Assim, o TSH fabricado na