Alimentação, Tireóide e Enxaqueca
Qual a importância da glândula tireóide na enxaqueca? Acontece que distúrbios da tireóide são um grande motivo de desencadeamento ou agravamento de enxaqueca. Além disso, podem provocar outras dores de cabeça!
Segundo as estatísticas, os problemas da tireóide têm se tornado cada vez mais comuns, e geralmente demoram para ser diagnosticados.
Vocês poderiam se perguntar qual a razão desse aumento dos distúrbios da tireóide. A resposta pode ser encontrada, em boa parte, na alimentação. Como veremos nesta Primeira Parte, vários itens comuns do cardápio cotidiano, para nossa surpresa, não são tão benéficos quanto parecem.
Com tantas informações surpreendentes que a ciência possui sobre os malefícios de ingredientes tão comuns e rotineiros, é natural nos perguntarmos: - O que comer, então? Este é o tema da Parte 2 desta matéria.
Como você verá na Segunda Parte, a melhor resposta a essa pergunta pode ser encontrada na culinária tradicional. Aquela das avós de nossas bisavós, que sua vez, aprenderam de seus antepassados, e graças aos quais existimos hoje.
Infelizmente, interesses econômicos têm provocado desvios na visão de muitos cientistas, que se acham deuses capazes de melhorar os alimentos que existem na natureza. Felizmente, existe também uma ciência séria, que demonstra o prejuízo do processamento industrial dos alimentos em nome de uma pretensa comodidade. Porém, precisamos nos lembrar, todos os dias, de que não é nada cômodo ficar doente!
Se você deseja evitar ou minimizar problemas de tireóide, EVITE:
1. Soja
Se você está apresentando problemas de tireóide, uma das primeiras medidas úteis é cortar totalmente o uso de soja.
Por sinal, ela é utilizada em mais de 60% dos alimentos industrializados (vide rótulos, inclusive de salsicha e peito de peru e carne processada para hambúrgueres), seja na forma de proteína, óleo, lecitina, etc.
A soja possui grandes quantidades dos seguintes