dfgh
O Discurso do método representou uma grande evolução no pensamento científico e filosófico da sociedade ocidental do século XVII, que ainda se encontrava restrita ao pensamento escolástico e clássico.
O trabalho de Descartes foi tão genial e revolucionário que se encontra enraízado até hoje em nossa cultura, como a geometria analítica, e até mesmo com elementos do método proposto por ele na obra que farei um breve comentário.
Minha intenção neste trabalho é de mostrar as razões que motivaram Descartes a criar o seu método, e fazer algumas observações sobre este, além de algumas considerações que julguei revelantes.
Biografia e Momento Histórico
Descartes nasceu em La Haye, Indre-et-Loire, França. Com oito anos, ingressou no Colégio Jesuíta Royal Henry-Le-Grand em La Flèche. Tinha bastante liberdade e era apreciado pelos professores, mas declarou no Discurso Sobre o Método decepção com o ensino escolástico. Seu desontentamento é claro pelo trecho do Discurso do Método que diz:
"Pois me achava enleado em tantas dúvidas e erros, que me parecia não ter obtido outro proveito, procurando instruir-me, senão o de ter descoberto cada vez mais minha ignorância."
Depois, seguiu seus estudos na Universidade de Poitiers, graduando com Bacharelado e Licença em Direito em 1616, porém nunca exerceu tal profissão.
Em 1618 alistou-se no exército do Príncipe Maurício de Nassau, com a intenção de seguir carreira militar. Mas se declarava menos um ator do que um espectador: antes ouvinte numa escola de guerra do que verdadeiro militar. Conheceu então Isaac Beeckman, um cientista que muito influenciou seu pensamento.
Em 1628, ele compôs as Regras para a Direção do Espírito, e partiu para os Países Baixos, onde viveu até 1649, mas mudando de endereço frequentemente. Em 1629 começou a trabalhar em Tratado do Mundo, uma obra de física, que deveria defender a tese do heliocentrismo, mas em 1633, quando