Hiperemese gravidica
A gravidez é um período de grande expectativa e emoção, mas às vezes as coisas podem não sair tão bem. Pode haver algumas complicações como aborto espontâneo, deslocamento de placenta e Hiperêmese, que vamos falar abaixo.
Conceito: Hiperêmese gravídica é quando a gestante faz vômito em excesso, ao contrário do mal-estar matinal normal, é a ocorrência de náusea e vômito extremamente graves que causam desidratação e inanição.
O enjoo matinal, náuseas e vômitos são tão comuns e tão típicos no início da gestação, que perde apenas para o atraso menstrual como o sintoma que mais faz as mulheres irem a uma farmácia para comprar um teste de gravidez. Cerca de 70% a 80% das mulheres sofrem de enjoo matinais no primeiro trimestre. As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia.
Não é uma complicação muito comum da gravidez, e melhora bastante se o tratamento começar cedo. Ela dá sinais logo no princípio da gestação, com 5 semanas, e costuma começar a melhorar a partir da semana 16.
Na maioria dos casos, na 20ª semana, metade da gestação, ela já foi embora, mas há situações (raras) em que os vômitos persistem até o bebê nascer -- o que pode ser muito angustiante.
Embora não seja muito comum, a Hiperêmese não chega a ser considerada rara. Afeta entre 0,5 e 2% das grávidas, e é a causa mais frequente de hospitalização no começo da gravidez, normalmente para tratar a desidratação.
A causa da Hiperêmese gravídica é desconhecida. Fatores psicológicos podem desencadear o vômito ou torná-lo mais intenso. A gestante com Hiperêmese gravídica perde peso e desidrata. Quando a gestante apresenta mal-estar matinal, mas ganha peso e não está desidratada, ela não apresenta hiperêmese gravídica. Diagnosticam oficialmente quando a mulher emagrece mais de 3 kg em relação ao peso de antes da gravidez, ou entre 5% e 10% do peso do corpo. Ou