Hiperêmese Gravídica
Por conta das alterações hormonais, a maioria das grávidas apresenta um quadro de êmese gravídica, ou seja, vômitos durante a gravidez. Essa é uma alteração fisiológica natural da gestante, que pode ser controlada com uma alimentação saudável e fracionada. Já a hiperêmese gravídica é o excesso de náuseas e vômitos durante a gestação, podendo comprometer o estado nutricional da gravida quando muito intenso, podendo provocar perda de 4 a 10% do peso com consequência no desenvolvimento do bebê.
Causas:
Tanto a êmese quanto a hiperêmese são causadas pelo hormônio HCG, que é produzido pela placenta durante a gestação, causando os vômitos. Por conta disso, é comum mulheres com altos níveis desse hormônio, serem mais suscetíveis à hiperêmese, assim como grávidas de gêmeos, pois a placenta é maior e, portanto produz mais hormônios. No entanto, pode ser que a uma gestante com níveis normais de HCG sofra hiperêmese, assim com uma grávida com altos níveis do hormônio não sofra - essa não é uma relação direta. Ela também é comumente relacionada com mulheres que sofrem de algum distúrbio psicológico, como depressão ou gravidez indesejada, mas não existem estudos que comprovem essa relação.
Sinais e sintomas:
A grávida vomita tudo o que come, apresenta ganho de peso abaixo dos sete quilos ou emagrecimento, boca seca e tem uma constante sensação de fraqueza e mal-estar. A gestante também não percebe melhora no quadro nem mesmo com uso de medicamentos regulares para enjoo.
Diagnóstico:
Diagnóstico Diferencial:
Distúrbios gastrointestinais de forma geral;
Distúrbios metabólicos;
Reação medicamentosa;
Enxaqueca; Alterações do sistema nervoso central;
Fígado gorduroso agudo na gravidez;
Náusea e vômito idiopáticos.
Diagnóstico Laboratorial:
Hemograma;
Rotina de urina;
Perfil eletrolítico;
Hormônios tireoidianos, etc.
Tratamento:
Orientação dietética com refeições feitas a cada 2 horas, pouco volumosas, pobres em gorduras e ricas em