Hiperemese Gravidica (HG)
Por conta das alterações hormonais, a maioria das grávidas apresenta um quadro de êmese gravídica, ou seja, vômitos durante a gravidez. Essa é uma alteração fisiológica natural da gestante, que pode ser controlada com uma alimentação saudável e fracionada. Já a hiperêmese gravídica é o excesso de náuseas e vômitos durante a gestação, impedindo a gestante de comer adequadamente e atrapalhando a rotina. Tanto a êmese quanto a hiperêmese gravídica são mais comuns no primeiro trimestre de gestação, mas dependendo da gravidade podem durar até 20 semanas. Até um 1,5% da população pode sofrer com a doença.
Causas
Não há uma certeza absoluta sobre as causas da hiperêmese gravídica. Provavelmente ela se deve à concomitância de diversos fatores. São eles:
*Resposta anormal à gonadotrofina coriônica fabricada pelos ovários no início da gravidez.
*Insuficiência adrenal, levando a uma hipersensibilidade à histamina.
*Deficiência de vitamina B6.
*Reação psicossomática.
Sintomas de HG
A grávida vomita tudo o que come, apresenta ganho de peso abaixo dos sete quilos ou emagrecimento, boca seca e tem uma constante sensação de fraqueza e mal-estar. A gestante também não percebe melhora no quadro nem mesmo com uso de medicamentos regulares para enjôo
Diagnóstico da HG
Chega-se ao diagnóstico da hiperêmese gravídica após observar os sintomas da doença e comprovar a desidratação também é pedido exames de sangue para confirmar:
*Hemograma;
*Sódio, Potássio, Glicemia;
*Enzimas Hepáticas;
*Bilirrubinas;
*Proteínas;
*Uréia e Creatinina.
Tratamento
O tratamento de HG tem como objetivo coibir as manifestações eméticas, e corrigir distúrbios hidroeletrolítico e nutricionais.
*hidratação
* Correção dos Distúrbios hidroeletrolíticos:
Infusão venosa de eletrólitos como sódio, potássio, cloro.
*Terapêutica Medicamentosa
*Apoio Nutricional
*Diminuição da Acidez Gástrica
*Psicoterapia de Apoio
Efeitos na Gravidez e Feto:
Em geral não há