Biobanco
Este aumento significativo da esperança média de vida explica-se pela evolução tecnológica e científica e pela melhoria das condições de vida das pessoas, nomeadamente melhoria das condições sanitárias (ex: não há esgotos ao ar livre), económicas, habitacionais, alimentares, etc. Também a maior preocupação com o bem-estar e saúde sociais ajudam nesse aumento (pensar nos outros).
Melhores condições + Avanço tecnológico = aumento esperança média de vida (vive-se mais)
MAS Cada vez mais há pessoas com doenças crónicas e também doenças terminais (não se sabe o que causa a doença, qual é a cura ou tratamento, como se evita), e não são só idosos!
E, viver mais anos pode criar nas pessoas a ilusão de que há sempre uma solução para evitar a morte, que só os muito velhos morrem e que há sempre algo a fazer, mas a verdade é que nem sempre há.
(ilusão) A progressão tecnológica orientou muito os cuidados de saúde para a cura e restabelecimento da saúde, e em casos em que não é possível esse reatamento desponta frequentemente o sentimento de fracasso, mesmo entre os profissionais de saúde.
No nosso país morrem cerca de 100000 pessoas anualmente, e entre as causas várias estão as doenças oncológicas e patologias crónicas, aliás, o Instituto Nacional de
Estatística acrescenta mesmo que o cancro é a segunda causa de morte em Portugal
Por isso … Para se viver mais, mas também melhor, surge o Biobanco
Centro de receção de espécimenes (produtos biológicos como saliva, sangue, tecidos/células, colhidos através da extração de sangue, de biópsias ou cirurgias)
As amostras são conseguidas através de doação voluntária das pessoas, e tem de haver uma autorização para que sejam guardadas e usadas para estudos. A par das amostras são colhidas informações clínicas que são importantes e essenciais para a investigação (ex: sintomas, quando