Relatório de bromato do mel
O mel é de origem animal, é um dos alimentos mais antigo ligado a história humana sempre atraiu a atenção do homem, especialmente pelas características adoçantes. Mas, sua utilização vai além do uso como alimento, também como medicamento, devido às suas propriedades anticépticas, como conservante de frutas e grãos, e até mesmo como oferenda aos deuses. A abelha inicia o processo de produção de mel quando colhe o néctar. Através da enzima invertase, ela hidrolisa (quebra) a sacarose (dissacarídeo) em glicose e frutose (monossacarídeos), como a reação é inversa, chamamos de açúcar invertido. O mel é mais doce que o açúcar refinado porque a frutose esta livre no açúcar refinado a frutose esta unida a glicose.
Objetivo
Verificar a qualidade do mel.
Materiais, Reagentes e Metodos - Materiais: Béquer, solução de mel, Proveta, Balança Analítica, Palito de Picolé, bastão de vidro.
- Reagentes: Solução de lugol
- Método: Características sensoriais e reação de lugol
Procedimento
Primeiro olhamos a cor, a consistência e o aspecto, sentimos o odor, experimentamos com auxilio de um palito de sorvete, logo em seguida pesamos na balança analítica o béquer e zeramos a tara, transferimos a amostra para o béquer dentro da balança analítica, pesamos a quantidade 5g da mesma, medimos a quantidade de água destilada 10ml na proveta (na altura dos olhos), transferimos a água da proveta para o béquer, e com o auxilio do bastão de vidro dissolvemos a amostra na água destilada, pingamos logo em seguida cinco gotas de lugol no béquer e mexemos novamente com o bastão de vidro, aguardamos acontecer à reação.
Resultados
- Cor: âmbar claro;
- Odor: floral;
- Sabor: doce, saboroso, agradável; Aspecto: homogêneo, límpido;
- Consistência: estava bem consistente, semi-sólida;
No caso se o resultado desse positivo a coloração teria ficado vermelho-violeta a azul, o que não ocorreu. A reação foi negativa, ou seja, não alterou a cor.
Analise dos resultados / discussão dos