Relatório de bioquímica - Precipitação de proteínas
As proteínas são polímeros de aminoácidos que contém, de acordo com a cadeia lateral dos aminoácidos, grupos hidrofílicos polares e grupos hidrofóbicos apolares. A solubilidade de uma molécula se altera devido a diversos fatores, como drástica mudança de pH, variações extremas de temperatura, presença de solventes orgânicos, sais de metais pesados ou sais neutros, entre outros.
A reação que a proteína sofrerá varia de acordo com o agente com o qual ela entra em contato. Da mesma forma, a reversibilidade do processo também varia, sendo alguns irreversíveis em determinadas condições.
Dentro dos experimentos, o objetivo era reconhecer cada agente desnaturante e sua ação sobre as proteínas, a carga elétrica dos compostos, a mudança de solubilidade em diversas situações e de que forma as proteínas precipitam e desnaturam.
MATERIAIS E MÉTODOS
Preparação da solução de proteínas
Reagente:
Ácido acético 1M 1 Clara de ovo
Material:
1 proveta de 100mL 1 Becker de 500mL 1 bastão de vidro 1 pipeta de 5mL 1 funil Gaze dupla Frasco limpo para armazenamento da solução Pêra
Técnica:
A clara de um ovo foi posta em uma proveta e seu volume foi medido. Depois, foi transferida para um copo de Becker e adicionou-se 300mL de água destilada. A solução foi misturada com um bastão de vidro, e lentamente, foi adicionado 0,1 volume de ácido acético. De novo com o bastão, agitou-se a mistura e ela foi filtrada em gaze dupla e transferida para um frasco limpo.
Experimento nº 1: Precipitação por sais neutros
Reagentes:
Solução de proteínas
Solução saturada de sulfato de amônio - (NH4)2SO4
Material:
1 Tubo de ensaio com tampa
3 Pipetas graduadas de 2mL Pêra
Técnica:
Em um tubo de ensaio, previamente identificado com o número do experimento, foi colocado lentamente, com uma pipeta graduada, 2mL de solução de proteínas; Após, pelas paredes do tubo, foi