Propriedades fisico quimica das proteínas
Docente: Cristiane Maria
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 2
“ PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DAS PROTEÍNAS”
Petrolina,16 de maio de 2013 APRESENTAÇÃO Este relatório descreve as atividades desenvolvidas pelas alunasBentiliana, Fátima Alves e Iraneide, alunas do curso de Licenciatura Plena em Química ,Bioquímica, durante o 1o semestre/2013.
Serão descritos o objetivo, a parte experimental, os resultados, e as conclusões referentes ao experimento intitulado “ PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DAS PROTEÍNAS”
Petrolina, 16 de maio de 2013.
1. INTRODUÇÃO As proteínas são moléculas formadas pela união de aminoácidos, por meio de ligações peptídicas. São constituídas por carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio, podendo ou não apresentar enxofre. Possuem dobramentos que conferem a elas formas tridimensionais: estruturas secundárias, terciárias e quaternárias.A forma da proteína determina a sua função. Assim uma alteração estrutural poderá ser capaz de provocar deficiências em seu funcionamento.
Os agentes físicos e químicos das proteínas podem acarretar no que chamamos de desnaturação. Esta consiste no rompimento das ligações peptídicas e/ou perda das estruturas secundárias e terciárias, podendo ser reversíveis ou não, já que provoca um rearranjo da proteína. Esta, desnaturada, apresenta-se insolúvel em água e se precipita em soluções.
A desnaturação ocorre nas seguintes condições: acido forte e bases fortes:Modificações no pH resultam em alterações no estado iônico de cadeias laterais das proteínas, que modificam as pontes de hidrogênio e as pontes salinas (associação de grupos iônicos de proteínas de cargas opostas). Muitas proteínas tornam-se insolúveis e precipitam na solução. solventes orgânicos: Solventes orgânicos solúveis em água como o etanol, interferem com as interações hidrofílicas por sua interação com os grupos R não – polares e forma pontes de hidrogênio com a água e grupos protéicos