Relatório de Bioquimica
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FISIOTERAPIA
Lorena Salvador Melo
RELATÓRIO DE BIOQUIMICA
Cromatografia de aminoácidos em papel
Governador Valadares
2012
Introdução
Os aminoácidos são unidades básicas que constituem as proteínas, que são constituídos por um grupo amina, um grupo carboxila e um grupo R (radical, ou grupo lateral), este faz com que os aminoácidos sejam diferentes em suas estruturas, tamanhos, cargas e influenciam na solubilidade. Os aminoácidos podem ser classificados em: Apolares ou Polares. Aminoácidos apolares são solúveis em soluções orgânicas, e os Polares em soluções polares. Os aminoácidos que possuem uma cadeia lateral aromática, tendem à insolubilidade em soluções polares, porém, devido ao acréscimo de hidroxilas ou amina, alguns têm caráter hidrófilo.Tais fatores são importantes para a identificação dos aminoácidos na cromatografia em papel.
Objetivos
Identificar os aminoácidos calculando seu indice de retenção (RF)
Materiais Cuba de vidro com tampa Papel de filtro Whatman nº 1, em tiras de 4 x 13 cm. Tubos capilares Lápis e régua Estufa a 90 – 100º C Placa de Petri
Reagentes Mistura de aminoácidos desconhecidos Mistura de três aminoácidos padrões Solvente: mistura de butanol, ácido acético, água (4:1:5) Revelador: solução de ninhidrina 0.25% em acetona
Procedimento
1-Em uma extremidade da tira do papel de filtro, a uma distância de aproximadamente ± 1.0 cm traçar a lápis linha transversal como referência para o ponto de origem.
2- Tocar com a ponta do tubo capilar a mistura de três aminoácidos padrões em uma das extremidades, deixando escoar um pouco da mistura.
3- Tocar no papel, já marcado, a ponta do tubo capilar evitando que o mesmo se espalhe por uma área maior que 5mm. Deixar secar.
4- Repetir a mesma operação usando agora uma mistura de aminoácidos desconhecidos.
5- Fazer uma dobra na