Fernando Botero Espanhol
Introdução
Fernando Botero é um artista de renome internacional conhecido por suas pinturas e esculturas de personagens corpulentos. Suas imagens misturam dor e prazer e às vezes nos conduzem a uma percepção infantil do mundo que mostra uma mistura equilibrada de ingenuidade, ironia e paródia, algo difícil de encontrar.
Um homem que teve várias influências de artistas mais antigos e que ele admirava, artistas que serão citados ao longo desse trabalho, que nos permitirá ter uma certa noção de onde Botero começou a ter inspirações para suas divertidas obras, o conceito de suas obras, características únicas e inteligentes.
Veremos a história de sua vida que foi inspiradora, de grandes mudanças e estudos para chegar onde chegou, seu estilo de vida e suas principais obras nesse trabalho que com o olhar detalhado e crítico veremos seus detalhes e talvez até “seu pensamento” para chegar as suas obras.
Vida e História
Fernando Botero Angulo um artista figurativista colombiano nasceu no dia 19 de abril de 1932, em Medellin, Colômbia. Suas obras apresentam um estilo figurativista, chamado por alguns de "Boterismo", o que lhes dá uma identidade inconfundível. Botero retrata as mulheres, os homens, da vida diária, acontecimentos históricos e personagens, marcos de arte, ainda-vida, os animais e o mundo natural, em geral, com volumetria exagerada e desproporcionada, acompanhado por detalhes de crítica mordaz, ironia, humor e criatividade.
Em 1948, ele começou trabalho como um ilustrador. Em 1950, ele foi para Europa onde ele assistiu a Academia de San Fernando em Madrid, copiando Velázquez e Goya no prado e admirou os frescos em Florença.
Mudou-se para Bogotá em 1951 e realizou a sua primeira mostra internacional no Leo Matiz Gal Partindo para Madri em 1952, estudou na Academia de San Fernando. De volta à Colômbia ele lecionou na Escola de Belas Artes da Universidade