PLANO DE PORTUGUES
Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental II.
Envie
Imprima
RSS
Compartilhe
Plano de aula 7º ano
Rosalina Soares
Tema
As muitas faces da Mona Lisa
Disciplina
Língua Portuguesa
Conteúdo
Gênero textual – Biografia
Duração
Quatro aulas
Objetivos
1. Redigir a biografia de Leonardo da Vinci e de outros artistas plásticos que fizeram releituras da obra Mona Lisa. Para realizar essa atividade, o aluno deverá:
• aprofundar o conhecimento sobre as características do gênero textual biografia;
• ser capaz de usar adequadamente os recursos linguísticos necessários à escrita desse gênero.
2. Relacionar cada uma das obras estudadas ao contexto histórico em que foi produzida e conhecer suas características.
3. Conscientizar-se do papel da arte na vida humana, despertando e/ou aprimorando o senso estético.
4. Interagir de modo cooperativo com os colegas da turma e/ou demais integrantes da comunidade escolar.
Material
Para pesquisa: fotos, vídeos, jornais, revistas, livros, enciclopédias, catálogos de exposições, internet.
Para organização da exposição: cartolina, pincéis atômicos e folhas A4 para a escrita das biografias e da descrição e dos históricos das obras selecionadas, computador e impressora.
Atividade motivacional
Perguntar aos alunos se já visitaram algum museu e, em caso de resposta afirmativa, se fazem isso habitualmente. Conversar com eles sobre o que são museus e para que servem essas instituições.
Na sequência, perguntar-lhes se já ouviram falar no Museu do Louvre, que fica em Paris, na França, e convidá-los para visitar esse museu, que abriga uma das mais famosas obras de arte do mundo – a Mona Lisa –, de Leonardo da Vinci.
Levar os alunos ao laboratório de informática, onde devem acessar o site do Museu:
MUSEU DO LOUVRE (em francês). Disponível em: <http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp>. Acesso em: 24/03/2010
MUSEU DO LOUVRE (em inglês). Disponível em: