Relatorio de Bioquimica
MEDICINA VETERINÁRIA
Maria Jassiane de Freitas
Mayra Dias das Neves Hipólito
Priscila de Souza Alves
Prática n° 05(30/04/2015):
CARACTERIZAÇÃO DE UMA ENZIMA: ESTUDO DA ATIVIDADE AMILÁSICA DA AMILASE SALIVAR
Disciplina: Bioquímica
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
20 DE MAIO – 2015
Maria Jassiane de Freitas
Mayra Dias das Neves Hipólito
Priscila de Souza Alves
CARACTERIZAÇÃO DE UMA ENZIMA: ESTUDO DA ATIVIDADE AMILÁSICA DA AMILASE SALIVAR
Relatório do Curso de Graduação em Medicina Veterinária apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Bioquímica sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA
20 DE MAIO – 2015
INTRODUÇÃO:
As enzimas são catalisadores proteicos que aumentam a velocidade uma reação química e não são consumidas durante a reação que catalisam. As moléculas enzimáticas contêm uma região específica, chamada de sítio ativo, o qual contém cadeias laterais, aos quais criam uma superfície tridimensional complementar ao substrato, regulando a velocidade de todos os processos fisiológicos fazendo com que o nosso corpo processe as proteínas. Com a ausência de enzimas o corpo para de trabalhar.
As proteínas por sua vez funcionam em soluções aquosas em pH (indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade) ou na temperatura fisiológica de 36,5ºC. As enzimas catalisam reagentes, também chamado de substratos, esse em contato com a mesma reação chamada complexo enzima-substrato, sendo que as enzimas estão sempre transformando substrato em produto. Na boca a amilase salivar tem participação na digestão de carboidratos. A amilase pancreática é a maior responsável pela digestão glicídica no duodeno.
OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA:
Nessa aula prática, tínhamos como objetivo identificar a atividade amilásica, que é o tempo mínimo necessário para que ocorra