Relatorio de bioquimica
RELATÓRIOS DE AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA
AVALIAÇÃO DOS FATORES DE ATIVAÇÃO, INATIVAÇÃO E DESNATURAÇÃO DA ENZIMA α- AMILASE SALIVAR
MACAPÁ, AP
14/03/2013
Ana Claudia Barreto Gonçalves
Andréa Chagas Gomes
Bruno Costa da Silva
Eldaleni Pinheiro de Moraes
Gardylene Mareco de Lima Costa
Hudson Filipe Barros Ramos
Jane Selma Barreto Gonçalves
RELATÓRIOS DE AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA
AVALIAÇÃO DOS FATORES DE ATIVAÇÃO, INATIVAÇÃO E DESNATURAÇÃO DA ENZIMA α- AMILASE SALIVAR
MACAPÁ, AP
14/03/2013
Introdução
As enzimas são catalisadores protéicos que aumentam a velocidade de uma reação química e não são consumidas durante a reação que catalisam. As moléculas enzimáticas contêm uma região especifica, chamada de sitio ativo, o qual contém cadeias laterais de aminoácidos, os quais criam uma superfície tridimensional complementar ao substrato, ou seja, regulam a velocidade de todos os processos fisiológicos (O que faz o nosso corpo processar as proteínas. Na ausência de enzimas nosso corpo cessar de trabalhar).
Ela por sua vez, funcionam em soluções aquosas, em pH (indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade) ou na temperatura fisiológica, 36,5°. As enzimas catalisam reagentes, também chamado de substrato, esse, em contato com a mesma gera uma reação chamada complexo enzima-substrato, ou seja, as enzimas estão sempre transformando substrato em produto.
CLASSIFICAÇÃO DAS ENZIMAS
As enzimas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. O mais importante foi estabelecido pela União Internacional de Bioquímica (IUB), e estabelece 6 classes:
- Oxidorredutases: São enzimas que catalisam reações de transferência de elétrons, ou seja: reações de oxi-redução. São as Desidrogenases e as Oxidases.
- Transferases : Enzimas que catalisam reações de transferência de grupamentos funcionais como grupos amina, fosfato, acil, carboxil, etc. Como exemplo temos as Quinases e as Transaminases.
- Hidrolases : Catalisam reações de hidrólise de ligação