relatório de avaliação psicopedagógica
DATA DE NASCIMENTO: 14/03/2002
FILIAÇÃO: José Borges dos Santos
ESCOLA: EMEF Mafalda Barbosa de Carvalho
SÉRIE: 5º ano
PERÍODO DA AVALIAÇÃO: 1 hora e 30 minutos
QUEIXA Dificuldade na escola em leitura e escrita. Em 2013, foi encaminhada para atendimento psicopedagógico na clínica da Professora Geneci. Posteriormente foi encaminhada à Ciranda do Aprendizado.
ASPECTOS AFETIVO-SOCIAL Ellen demonstra ser uma criança alegre e muito meiga. Transmitiu informações pessoais com tranquilidade e realizou as atividades propostas com envolvimento, porém apresenta sinais de insegurança, imaturidade e instabilidade em suas ações. Também demonstra sentimento de frustração e insatisfação pessoal diante tais conflitos. Quando realizada com sucesso a atividade proposta, externava muita satisfação diante a sua conquista. O desenho da família é estruturado, mas com pouca riqueza de detalhes. Reconheceu e nomeou os membros da família, mas precisou pensar em como escrever o nome do pai. A sequência de importância colocada foi: mãe, Ellen, irmão e pai.
ASPECTOS PEDAGÓGICOS No processo de alfabetização, Ellen encontra-se na fase alfabética, escreve convencionalmente, mas demonstra muita insegurança, omitindo e trocando letras. Quando retoma o que escreveu consegue perceber os erros fazendo as correções necessárias. Na leitura, apresenta pouca desenvoltura e dificuldade de identificar as sílabas compostas. Sua leitura é silabada e não resgata conteúdos lidos, necessitando de intervenções constantes para organizar as ideias. Ellen também apresentou dificuldade em entender alguns comandos, sendo necessário repeti-los e até modificá-los para uma linguagem mais simples. Apresenta um vocabulário restrito e capacidade comprometida quanto à atenção, memória auditiva sequencial e memória de trabalho. Ao trabalhar com formas geométricas no geoplano, notou-se ansiedade frente à