Orientação Estágio Clínico
APRESENTAÇÃO
O presente documento visa orientar os estudantes do curso de
Psicopedagogia Clínica e Institucional sobre o desenvolvimento das atividades de estágios, apontando normas e indicadores, com o intuito de contribuir para o planejamento, operacionalização e relatório dessa atividade.
Enquanto atividade obrigatória na programação didático-pedagógica do curso de Psicopedagogia, o estágio tem como objetivo:
propiciar aos alunos o contato direto com instituições confrontando os princípios teórico-práticos apresentados durante o curso com a realidade do trabalho para o qual está sendo qualificado;
reduzir o hiato entre a teoria e prática permitindo aos egressos dos diferentes cursos a experiência da aplicação dos fundamentos e conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação acadêmica;
estimular os alunos para o desenvolvimento de pesquisa colaborando para a construção de novos conhecimentos na área de Psicopedagogia;
contribuir para a construção específica do campo de atuação psicopedagógica, uma vez que garante e promove a formação do estudante no contexto profissional.
Espera-se que a avaliação clínica e institucional contribua com a vivência do aluno-estagiário e sirva de apoio para o desenvolvimento do papel profissional de psicopedagogo. Coordenação da Área Educacional EaD.
ESTÁGIO CLÍNICO
Cumprindo a exigência da disciplina de Estágio Clínico, o alunoestagiário deverá realizar a avaliação diagnóstica de um aprendente com o objetivo de compreender de forma geral como esse sujeito aprende e os obstáculos que estão ocorrendo nesse processo.
1. Orientações gerais e apresentação documental:
realizar o estágio individualmente;
realizar a avaliação com uma criança ou adolescente, preferencialmente na faixa etária entre 7 (sete) a 10 (dez) anos, que apresenta uma dificuldade de aprendizagem.
IMPORTANTE
a) O (a) aluno(a) estagiário(a) não pode realizar a avaliação diagnóstica com