Contexto Empresarial
No mercado altamente competitivo de hoje, uma empresa pode fracassar sem aviso prévio. Mas o que vai diferenciar as empresas que tiveram sucesso das que fracassaram? Empresários vêm de todas as classes sociais: só diferem no tamanho, na cor, na idade e no sexo. Todas trabalham com um único objetivo, produzir lucros ou atingir algum bem social.
Uma vez que as organizações existem para alcançar um propósito, alguém tem que definir esse propósito e os meios para alcançá-las. Que é esse alguém? A pesquisa a seguir apresenta aos leitores a importância das funções administrativas, e como uma organização pode permanecer no mercado competitivo considerando as variáveis macroeconômicas, não esquecendo a importância do trabalho do profissional contábil e, cada vez mais, pensando na gestão social.
2 CONTEXTO EMPRESARIAL
Para dar inicio a um empreendimento, o empreendedor precisa de bons recursos para ter seu negócio dando lucros. Muitos acreditam que abrir uma empresa é simples, basta aplicar suas habilidades e ter um pouco de sorte, que resultará em sucesso no mercado. Mas é nesta questão que se enganam e acabam tendo prejuízos, e na maioria dos casos, falência do empreendimento ainda nos primeiros anos. Para uma empresa se manter no mercado existem vários procedimentos como Administrativos, Contábeis e Econômicos. Dentro da administração, um campo vasto e complexo, inicialmente um bom planejamento é fundamental, onde são definidos a forma de atuação, processos operacionais e objetivos do negócio.
“Planejamento é o processo de pensar no trabalho a ser feito, considerando as tarefas em termos de equipamentos, pessoas, facilidades e outros recursos e apresentar os planos necessários para delinear qual a melhor forma de executar as tarefas. Planejamento é tanto uma necessidade organizacional como uma responsabilidade administrativa”. (KAWASNICKA 1981, p. 39).
Temos como exemplos de planejamento, o caso dos empreendedores Eduardo Martinez de Almeida