heron
Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
ATITUDES DO ENFERMEIRO EM CONTEXTO DE ENSINO CLÍNICO:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
MADALENA CUNHA*
OLIVÉRIO RIBEIRO*
C. VIEIRA, F. PINTO, L. ALVES, R. SANTOS,
S. MARTINS, S. LEITE, V. AGUIAR, V. ANDRADE **
* Docente da Escola Superior de Saúde e investigador(a) do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu.
** Alunas do 15º Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.
Resumo
Com o decorrer do Ensino Clínico torna-se crucial compreender de que modo as atitudes dos enfermeiros influenciam o desempenho dos alunos.
Cuidados de excelência só podem ser assegurados com a passagem de testemunho do Enfermeiro para o aluno.
Nesta linha, as atitudes que os enfermeiros supervisores apresentam, tornam-se o “espelho” e o reflexo do futuro profissional. O supervisor tem a capacidade de melhorar a qualidade da formação do estudante, sendo que este tem o dever de ser o catalisador da mudança. Um processo interactivo e dinâmico facilitador da aprendizagem experiencial que permite a melhoria e a continuidade dos cuidados. Palavras-chave: Ensino Clínico, Supervisão, Atitudes dos
Enfermeiros.
Abstract
During the passage through Clinical Teaching it becomes crucial to understand how the attitudes of nurses
272
Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
influence the student’s performance.
Excellence cares can only be assured with the handover from the nurse to the student. This way, the attitudes that the supervisor nurses present become a "mirror" and reflection of the future professional.
The supervisor has the ability to improve the student’s quality of training, and the duty to be the catalyst for change. A dynamic and interactive process facilitator of experimental learning that allows the improvement and continuity of care.
Keywords: Clinical Training,