Estágio siv e vmer
A realização do presente projecto surge no âmbito do Ensino Clínico integrado na Pós-Graduação em Enfermagem de Urgência e Emergência, decorrente na ambulância de Suporte Imediato de Vida de Loulé e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Faro. Através deste projecto pretendo planear as actividades a realizar ao longo deste Ensino Clínico, de forma a constituir-se um guia orientador para o meu desenvolvimento pessoal e profissional no estágio referido. Este Ensino Clínico estará sob orientação pedagógica do Enfermeiro Supervisor Nuno Marques.
Para uma melhor percepção deste projecto é essencial que sejam definidos dois conceitos que lhe estão inerentes: emergência pré-hospitalar e projecto de estágio.
No sistema de saúde português, a emergência pré-hospitalar é da competência do Instituto Nacional de Emergência Médica, que em colaboração com as diversas entidades intervenientes no sistema, nomeadamente com os hospitais, mediante realização de protocolos de cooperação, fornece este tipo de serviços (emergência pré-hospitalar) à comunidade, e cuja actuação ocorre segundo um esquema de organização regional. Compete ao Instituto Nacional de Emergência Médica o papel de organismo coordenador do Sistema Integrado de Emergência Médica. A sua organização contém um conjunto de programas perfeitamente definidos que determinam a actuação dos diferentes intervenientes em cada fase.
Os serviços médicos de emergência pré-hospitalar constituem a extensão dos cuidados médicos de emergência para a comunidade. A gestão forte do departamento de emergência é essencial para um sistema de emergência efectivo e seguro. Para ser efectivo, um serviço médico de emergência deve ser planeado, organizado e conduzido a nível local.
A emergência pré-hospitalar é um sistema complexo, envolvendo não apenas um departamento isolado, mas envolvendo a relação com a comunidade e a interacção com os hospitais. O tipo de