Comporamento organizacional
É a área de conhecimento que estuda o comportamento humano em um ambiente organizacional observando ações e atitudes dos indivíduos e grupos nas organizações com a intenção de alcançar a produtividade, reduzir a ausência do trabalhador e a rotatividade, promover a cidadania organizacional verificando o efeito do ambiente e das pessoas na organização, sua eficiência, eficácia e efetividade com finalidade de explicar, prever e controlar o comportamento humano.
Segundo Karla Sampaio o Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo (ausência do trabalhador) e sua rotatividade, promovendo assim a cidadania organizacional.
O Comportamento tem sua origem nos meados de 1990 quando pesquisadores de psicologia, sociologia e outras ciências procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais, mas não houve sucesso, pois o campo do comportamento resistindo a esta unificação e se dividindo em outras áreas bem distintas como microorganizacional que inclui a economia, antropologia e a ciência política. O Comportamento Organizacional foi concluído como um estudo voltado a prever, explicar, compreender e mudar o comportamento humano no ambiente de trabalho. John A. Wagner III e John R. Hollenbeck relata também que está ligado a comportamentos observáveis, tais como conversas no trabalho, uso de equipamentos ou na preparação de um relatório. O pensar, perceber e decidir também fazem parte desses comportamentos tanto interna quanto externamente na empresa. O comportamento das pessoas no âmbito social, tanto como pessoas comuns ou de classe superior também são estudadas. Grupos e Organizações (unidades sociais maiores) são analisados quanto ao comportamento difere da forma que uma pessoa se comporta, pelo fato de não terem comportamentos