Materiais de construção
Determinação da absorção de água na telha cerâmica.
1. Introdução
Este é o primeiro ensaio da disciplina de Materiais de Construção Civil da turma 3313 e tem por objetivo avaliar a absorção de água em telhas cerâmicas tipo Plan. O ensaio foi realizado na sala 613, no Laboratório de Química da CEULP/ULBRA, na quarta-feira (20).
Entender sob a absorção de água nas telhas cerâmicas propicia um maior conhecimento à cerca de resistência e durabilidade, podendo a partir dai dimensionar a estrutura do telhado e escolher a telha que oferece melhor qualidade, custo e benefício.
2. Objetivo
Esse ensaio tem por objetivo determinar a absorção de água nas telhas cerâmicas conforme o procedimento estabelecido pela (ABNT) Associação Brasileira de Normas Técnicas relacionada neste relatório. Este é o método de verificar a porcentagem de água obtida na telha, através deste podemos garantir a qualidade da mesma.
3. Equipamentos Utilizados
* Balança digital com limite e erro de aproximadamente 0,1%
* Estufa FANEM com temperatura ajustável a (110)°C
* Pano úmido
* Tanque com água para acomodar os corpos de prova imersos
* Telha tipo Plan
4. Metodologia
4.1 Procedimento
Para realização do ensaio foi utilizada uma balança digital de precisão para pesagem dos corpos de prova em estado seco e úmido.
Os corpos de prova ficaram submersos em água durante 24 horas, ao serem retirados para o ensaio, removeu o excesso de água com um pano e fez a pesagem, obtendo a massa úmida de cada um. Após a obtenção dos valores, concluímos este procedimento utilizando a aplicação da fórmula de determinação do índice de absorção de água (AA).
W%= P1-P2 x 100 P2
Sendo W<20% (se passar de 20%, a telha não esta apta para uso)
4.2 Preparação da Amostra
Os corpos de prova foram colocados em estufa para secagem durante 6 horas, depois foram pesados e levados ao tanque onde ficaram submersos em água.
5. Resultados
Este ensaio apresenta cálculos