Energia Renovável
A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para transformá-la são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.
A energia das marés consiste no aproveitamento dos desníveis de água que resultam dessa subida e descida das marés.
O princípio de funcionamento de uma central de maré é bastante semelhante ao funcionamento de uma centralhidroelétrica, no que diz respeito ao aproveitamento da energia cinética das massas de água. Estas centrais sãoinstaladas muito perto da foz dos rios ou já no oceano em locais com características especiais, onde exista a capacidadede armazenamento de água.
Desta forma, é possível obter desníveis que resultam dos diferentes níveis das marés.
À medida que a maré sobe ou desce, a água passa através de comportas, ora num sentido, ora noutro. Seguidamente são acionadas turbinas que transformam a energia mecânica em energia elétrica.
Apresentação
Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
Ao contrário dos combustíveis não renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
Falaremos mais sobre a energia das Marés.