Energias Renovaveis
Daniel Escurra;
Rodrigo Morais Dias.
Braga 2014/12015
1
Índice
Introdução;
Definição;
Vários tipos de energia renováveis;
Definições dos vários tipos de energia renováveis; Vantagens e Desvantagens do uso das energias renováveis;
Conclusão.
2
Introdução
Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento. 3
Introdução
A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, ou seja, atenua a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.
Num país como Portugal, que não dispõe de recursos energéticos fósseis, o aproveitamento das fontes de energia renováveis deveria ser um dos objectivos primordiais da política energética nacional.
4
O que é Energia
Renovável?
Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). 5
O que é Energia
Renovável?
As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.
6
Vários tipos de energia renováveis
O Sol: energia solar (do sol);
O vento: energia eólica (do vento);
Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica;
Os mares e oceanos: energia maremotriz; As ondas: energia das ondas;
7
Vários tipos de energia renováveis
A matéria orgânica: biomassa, biocombustível, biogás;
O calor da Terra: energia geotérmica;
O hidrogénio: