Relatorio CP
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Gestão financeira, com vista à elaboração de uma análise económico-financeira, de uma empresa.
A empresa que decidi abordar é a CP – Comboios de Portugal, E.P.E. A maior e mais antiga empresa do sector de transportes ferroviário.
Apresentação da empresa:
A empresa:
A CP E.P.E. é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado.
Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Enquadramento sectorial:
A empresa opera com o CAE principal 49100 – Transporte interurbano de passageiros por caminhos-de-ferro, com o CAE secundário 49200 - Transportes de mercadorias por caminhos-de-ferro, e com o CAE secundário 49310 – Transportes terrestres, urbanos e suburbano, de passageiros.
Evolução Histórica:
Ferroviários:
O exercício da atividade ferroviária criou um novo grupo socioprofissional – os ferroviários – sujeitos a uma rígida disciplina, traduzida na Regulamentação e expressa nas nuances do fardamento, de uso obrigatório e ajustado às funções e ao grau hierárquico de cada um, por analogia com a instituição militar, que forneceu o modelo de organização e os primeiros técnicos especializados.
Mais de 150 anos de história:
O princípio do caminho-de-ferro em Portugal, inaugurado em 28 de Outubro 1856, foi um dos mais importantes acontecimentos da época. Desde lá, muitos são os marcos que assinala na história dos transportes – de um projecto inicial para ligação ferroviária ao Porto e à fronteira de Badajoz, alçou-se numa verdadeira rede ferroviária, com ligações internas e externas, em muito contribuindo para o desenvolvimento do País e sua aproximação à Europa. História que hoje a CP-Comboios de Portugal, E.P.E. integra e partilha.
Actualmente, com