RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA- SUCO DE GOIABA
CAMPUS DE SOUSA
Gilderleide Batista
Kaliene Araújo
Sefora Anastácia
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA- SUCO DE GOIABA
(TESTE DE COMPARAÇÃO MÚLTIPLA)
Sousa-PB, Fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO
A análise sensorial constitui uma importante ferramenta para diferenciar alterações de processo e matéria-prima durante a elaboração de alimentos, e formas de acondicionamento, principalmente por meio de testes discriminativos, a exemplo da comparação múltipla que permite avaliar a diferença entre duas amostras com relação a um atributo específico, em relação a uma amostra padrão. O teste de comparação múltipla é um teste discriminativo que permite verificar se existe diferença entre uma amostra controle e uma ou mais amostras teste e estimar o grau de diferença. Entretanto, as amostras não são comparadas entre si e avaliadas com relação a um padrão. Ademais, é um teste, geralmente, direcionado à avaliação de um único atributo, não sendo indicado para diferenças globais.
2. OBJETIVO
Comparar cada amostra com o padrão, verificando se é melhor, igual ou pior em relação ao sabor.
3. METODOLOGIA
As análises foram realizadas no setor de Agroindústria do IFPB - Campus Sousa, com 15 discentes da turma de Tecnologia em Alimentos, em janeiro de 2014, onde se utilizou o teste de comparação múltipla.
No referido teste foram apresentadas aos julgadores três amostras e uma padrão (controle), sendo que três codificadas com algarismos aleatórios de três dígitos e uma identificada com C (controle).
Para cada tratamento foi utilizado a mesma diluição: 20% de suco concentrado da marca Dafruta e 80% de água, diferindo apenas na concentração de açúcar, onde a formulação A tinha 8%, B 12%, D 16% e C 12%, sendo a amostra igual à controle, B.
Os julgadores foram orientados à provar as amostras da esquerda para direita, comparando sempre cada tratamento com à amostra controle.