RELATORIO DE AULA PRÁTICA SOBRE ACIDEZ, PH E SOLIDOS SOLUVEIS
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Pós-Graduação em Nutrição
Relatório de Aula Prática
Refratômetria, Acidez titulável e pH
Disciplina: Controle de Qualidade
Professora: Nonete Barbosa
Alunas: Bruna Mendonça, Gabriella Dias, Natália Melo, Neusa Lygia
Recife, 2014
INTRODUÇÃO
A alimentação tem papel primordial de nutrir e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as etapas da vida (CASARIL, 2005). O Glossário Temático: Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde define o alimento como uma substância que fornece os elementos necessários ao organismo humano para a sua formação, manutenção e desenvolvimento, e ressalta o alimento seguro como aquele que não causa dano à saúde, quando preparado ou consumido de acordo com seu propósito de uso (BRASIL, 2007).
A garantia de alimentos seguros e de qualidade traz benefícios não só à população que os consome, mas também gera maiores divisas ao país, através do aumento da produção competitiva, aumentando o lucro das empresas e a preocupação durante as etapas de manipulação. A satisfação dos consumidores é fundamental, pois se evita contestações e, até mesmo, doenças de origem alimentar (ALMEIDA-MURADIAN e PENTEADO, 2007).
As análises físico-químicas de alimentos tem a função de avaliar se as amostras dos produtos estão de acordo com o Padrão de Identidade e Qualidade – PIQ e com a rotulagem nutricional; podem pesquisar fraudes, adulterações, alterações físico-químicas e organolépticas, resíduos de drogas veterinárias e pesquisar e quantificar aditivos alimentares, desse modo, garantem a qualidade do alimento que vai até a mesa (ANDRADE, 2012).
O princípio das análises de alimentos se resume em determinar um componente específico do alimento, ou vários componentes, como no caso da determinação da composição centesimal. Existem dois tipos básicos de métodos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de