Projeto Pol Tico Pedag Gico
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 a 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo tecer algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico na escola contemporânea. E para a efetuação desse objetivo, veremos no decorrer do trabalho que defende- se a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do Projeto, ou seja, segunda educação escolar é direito de todos os cidadãos, é um objetivo não somente do governo, mas de toda a sociedade brasileira.
Consequentemente, além de garantir as condições de acesso e permanência de crianças, jovens e adultos nesses componentes educacionais, é preciso construir um projeto político-pedagógico de educação básica e superior de qualidade, comprometido com as múltiplas necessidades sociais e culturais da população.
A preocupação fundamental que enfrenta o sistema educativo: melhorar a qualidade da educação pública para que todos aprendam mais e melhor. Essa preocupação se expressa muito bem na tríplice finalidade da educação em função da pessoa, da cidadania e do trabalho.
Desenvolver o educando, prepará-lo para o exercício da cidadania e do trabalho significa a construção de um sujeito que domine conhecimentos, dotado de atitudes necessárias para fazer parte de um sistema político, para participar dos processos de produção da sobrevivência e para desenvolvimento, projeto político pedagógico, visa à eficácia que deve decorrer da aplicação técnica do conhecimento. Ele tem papel empírico-racional ou político-administrativo.
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”